APAM 3 transparente - Cópia.png

Conheça nossa história... 

 

WhatsApp Image 2023-03-08 at 14.55.17.jpeg

Em 1953, um grupo de pessoas preocupadas com a questão da acolhida à mulher   em situação de prostituição e desamparo familiar, fundou a Associação Paulista de Amparo a Mulher – APAM, com vistas à acolhida desta demanda em uma época em que tais assuntos eram tratados como tabu, tornando-se pioneira no atendimento à mulher. Alguns anos depois, tornou-se Casa de Acolhida para jovens gestantes. Entretanto, inúmeras dificuldades tanto financeiras quanto em relação ao foco de atendimento, quase culminaram no encerramento das atividades. A partir de 2010, a gestão da APAM foi assumida pela congregação das irmãs "Mensageiras do Amor Divino” que realizaram uma mudança significativa na estrutura da associação com o objetivo de se adequar ao contexto de novas demandas sociais. Desta forma, a Associação focou seus esforços no atendimento das mulheres, mantendo atividades que visam um atendimento integral e extensivo à família. O trabalho desenvolvido na APAM busca seguir os princípios do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, na perspectiva do direito, favorecendo a autonomia e possibilitando o efetivo protagonismo na sociedade, respeitando as diversidades e de forma inteiramente gratuita.

 

Missão:

Auxiliar mulheres (e respectivas famílias) em situação de vulnerabilidade social (mas não restrito a tal condição, ou seja, toda mulher que nos procure será atendida!) para a conquista da autonomia, inclusão e efetiva participação na sociedade.

Visão:

Tornar-se referência no atendimento socioassistencial à mulher.

Principios e Valores: 

Escuta e acolhida humanizada; respeito às diversidades; prezar pela dignidade da pessoa humana; reconhecimento da capacidade do ser humano em encontrar, na sociedade, as condições para sua autonomia; valorização das mulheres; adotar postura ética nas relações com as usuárias, colaboradores e parceiros.

O que fazemos?

Através do nosso CENTRO DE CIDADANIA DA MULHER - CeCim prestamos atendimento, acompanhamento, orientação, encaminhamento, convívio e participação social de mulheres em situação de vulnerabilidade social*. São atividades que visam ampliação de direitos sociais, econômicos, políticos e culturais e a decorrente superação da condição vulnerável. Por meio do desenvolvimento de estratégias de caráter socioeducativo, bem como atendimento social e psicossocial qualificado, o CeCim atua na oferta de capacitação para o trabalho e geração de renda, informação sobre direitos, inclusão social, qualidade de vida, empoderamento e estimulo a participação cidadã da mulher. Também desenvolve ações extensivas aos familiares, de informação, orientação e encaminhamento, com foco no exercício da cidadania e inclusão na vida social.

Vulnerabilidade Social: Qualquer situação de fragilidade em decorrência da ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos, discriminações por idade, raça, gênero ou por deficiências, dentre outras.